obsolescência programada

foto da arte contemporânea composta de uma tela de 70x50 cm pintada em cinza claro coberta por 48 adesivos da apple.
foto da arte contemporânea composta de uma tela de 70x50 cm pintada em cinza claro coberta por 48 adesivos da apple.

Quando eu era bem pequeno, perto de onde morava no Bairro do Limão havia uma casa bem simples, com aparência de inacabada, mas com um grande adesivo da bandeira do brasil em uma de suas paredes. Na minha cabeça de infante, achava que eles tinham gasto todo o dinheiro neste adesivo e não sobrou nada para terminar a casa. Isso também explicava porque não tinha adesivo na frente da minha, mas enfim, claro que os anos foram passando e eu nunca mais lembrei disso… até comprar meu primeiro mac em 2003. Ele veio com dois adesivos, e, além de lembrar dessa minha fantasia infantil, pensei que eram os adesivos mais caros que teria na minha vida. Um deles eu colei na minha guitarra, para encobrir uma pequena marca ocorrida em sua única queda. O outro, colei na capa do meu primeiro sketchbook, carinhosamente apelidado de WHYBOOK. Nos 20 anos que se seguiram, guardei todos os adesivos de todas as minhas máquinas, pensando em usar em alguma obra. Para quem não sabe eu tive uma produtora de internet, então tirei mais macs da caixa do que consigo lembrar.

Claro que por muito tempo eu não tinha a menor ideia do que ia sair. Também me lembrei que por anos, mas assim, muitos anos mesmo, eu guardava TODAS as caixas de cigarro que acabavam, querendo juntar o suficiente para uma escultura: uma lata de lixo feitas de caixa de Marlboro®. Quando juntei o suficiente e fui montar, ficou horrível. Logo, desencanei. Mas ao contrário do cigarro, dos macs nunca me livrei. Já faz uns bons 10 anos que penso: este é o último que vou precisar comprar. E cá estou com um mac novo.

Uns meses atrás eu comecei a pensar em realmente utilizar todos esses adesivos que juntei em uma obra que chamarei de obsolescência programada, mas não tava muito seguro de como poderia ser. Entendi que precisava ser uma tela, então fui amadurecendo a ideia. Até que semana passada eu decidi perguntar ao chat gpt quanto cobrar por minhas obras, e ele me respondeu que eu deveria somar todo o material gasto, mais as horas trabalhadas na obra, um pouquinho para ter um pouco de lucro. Claro que ele esqueceu que também preciso colocar os impostos, então a minha planilha ficou assim, sem lucro nem impostos:

89 reais de tela

11,70 reais de tinta acrilica e rolinho

1h de mão de obra a 240 reais

mais 137.399,00 de adesivos

Total: R$ 137.739,70

Também pensei que em 2025 eu não poderia deixar de fazer uma tela responsiva, então também fiz as versões celular e tablet. Portanto, vou dividir o valor do rolinho e da tinta por 3.

Vou colocar 500 reais de lucro, pois me parece que é o que mercado paga por uma ideia que levou 22 anos de experimentos, estudo, trabalho e observação.

Pra finalizar, usando uma calculadora maluca de imposto fornecida pelo meu contador (porque na verdade, além da alíquota da nota no simples também é pago inss de 11% mais IR sobre pró-labore, fazendo com que prever quanto custa o produto ou serviço para uma empresa de uma pessoa só como a minha fique bem distante do nome de simples, que é onde minha empresa se enquadra), depois de 3 horas de papo para entender como não tomar prejuízo ao emitir as notas, cheguei a um entendimento de quanto cobrar.

Com isso, finalizei as 3 telas que compõem a série obsolescência programada (mac, iPhone e iPad) e quem enviar o valor da obra para pix@duh.com.br fica com cada uma delas.

Mac - R$163,162.01
70x50 cm
Acrílica e adesivos sobre tela
Série obsolescência programada
São Paulo - 2025

iPhone R$13,720.47

9x12 cm

Acrílica e adesivos sobre tela

Série obsolescência programada

São Paulo - 2025


iPad R$6,350.06

22x16 cm

Acrílica e adesivos sobre tela

Série obsolescência programada

São Paulo - 2025